A ASAT colocou novo conteúdo no site. Há muita informação importante por lá, mas eu gostaria de salientar os Resumos de Pesquisas Científicas em Procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. São diversos tópicos ou estratégias, e em cada link tem uma breve descrição do procedimento e algumas referências. Vale a pena checar!
Vou pedir autorização para traduzir e postar. Bem que eu disse que atualizaria os links mais do que incluir novos posts. Há muita gente competente e com recursos para atualizar frequentemente. Mas escreverei. Eu estou com um artigo sobre a mesa desde que coloquei o primeiro post, sobre Ensino Incidental (Incidental Teaching). Olho para ele todas as noites, torcendo para ter um tempinho para terminar o post. Em breve! Passei o último ano e meio um tanto imersa na literatura de treino de tentativas discretas (discrete-trials teaching ou DTT), preparando e conduzindo a minha tese, na qual avaliei o manual de auto-instrução que escrevemos (Daniela Fazzio & Garry Martin) para ensinar alunos, terapeutas, e pais a implementar DTT. Postarei sobre a tese e o livro (que está na segunda edição e sendo testado em mais duas teses esse semestre) em breve. Mas, voltando ao assunto do Ensino Incidental, depois de tanto DTT, fiquei com vontade de desenvolver um procedimento de treino para pais e terapeutas em Ensino Incidental, pois e tão crucial!